A Prefeitura de Maracaçumé, através da Secretaria de Saúde e Educação, promoveram nos dias 15 e 16 ações educativas dos programas Saúde na Escola e Crescer Saudável. As escolas atendidas foram a Creche Raimundo Vitório Sardinha e Centro Educacional José Airton Alves, no Povoado Casulo.

O PSE é um projeto intersetorial entre as secretarias de Educação e Saúde e tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Já o programa Crescer Saudável é um conjunto de ações com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil. As crianças, tanto na creche como no povoado Casulo, passaram pelo processo de antropometria (Medição de altura e peso das crianças). Os casos identificados passarão a ser acompanhados pela equipe de atenção básica da Secretaria de Saúde, inclusive por nutricionista.


Além desses procedimentos também foi realizado palestras com a nutricionista Julie Anny que tratou sobre alimentação saudável; as dentistas Lia de Barros e Sylwaanna Alessandra que explicaram sobre a importância da saúde bucal e a enfermeira Thiana Carneiro que alertou a criançada sobre a importância da vacinação.

Durante a ação do Saúde na Escola, a equipe de imunização esteve presente realizando a atualização da carteira de vacinação, principalmente contra a Gripe e Sarampo.

A Secretária de Saúde, Luana Melo, acompanhou de perto a execução dos programas e prestou total apoio aos profissionais envolvidos na ação: “Quero parabenizar a equipe da SEMUS que tem percorrido as escolas de nosso município, levando informação e estimulando as crianças e adolescentes a terem uma vida mais saudável através das mudanças de hábitos simples.” Disse. 

A secretária também agradeceu ao apoio do prefeito Tio Gal: “Aproveito para agradecer o prefeito Tio Gal que anda de mãos dadas com a saúde de nosso município. Só estamos trabalhando porque ele tem dado todo suporte para que os programas sejam executados e alcançassem 100% das escolas da rede municipal” pontuou.