Estímulo à educação, a Prefeitura de Boa Vista do Gurupi firmou importante parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O campus que será implantado na cidade vai oferecer 100 vagas em cursos técnicos, primeiramente na área da agropecuária. Em evento no auditório da Câmara de Vereadores, a prefeita Dilcilene Oliveira, acompanhada do ex-prefeito Valmir Oliveira, vice-prefeito Marquinhos da Pesca,  secretários municipais, vereadores, professores, Pais e estudantes e gestores do IFMA, debateram a implantação da unidade e os cursos a serem oferecidos.

A prefeita de Boa Vista do Gurupi, Dilcilene Oliveira, mostrou a satisfação com a conquista. “Fico muito emocionada por termos conseguido essa conquista para Boa Vista do Gurupi. Também tenho filhos que estudam fora da cidade e sei como é doído. Para mim, essa parceria é um grande presente e agradeço todos do IFMA. É uma parceria que dará certo e é apenas o começo. Aos jovens, que será uma grande oportunidade e na minha gestão, farei tudo para garantir o melhor ensino”, afirmou.

O município vai garantir as equipes de professores, monitores e demais profissionais para gerência e oferta dos cursos no campus do IFMA. O prédio conta com salas de aula, laboratório de informática, coordenação, demais laboratórios, sala de professores, banheiros, rede de internet e outros.

Para a secretária de Educação (Semed), Angela Patrícia, frisou a alegria da parceria. “Ficamos muito felizes com a visita dos representantes do IFMA em nossa cidade e sabemos o quanto é difícil vermos nossos jovens querendo uma profissão e poder orgulhar suas famílias. Estamos aqui à disposição e com apoio de nossa prefeita Dilcilene Oliveira, fazer tudo que for melhor para a educação em Boa Vista do Gurupi”, enfatizou a titular da Semed.

O diretor  do IFMA, campus Maracanã-São Luís, Jeovani Machado Rodrigues destacou “a satisfação grande de estar no município e saber que todos aqui farão o melhor para que seja prestado o melhor ensino para todos da cidade e região. Sabemos das dificuldades de alguns jovens, terem que sair de suas casas para estudar em outra cidade e agora, com essa oportunidade que o IFMA irá garantir, os jovens desta cidade se formarão no seu local de moradia e poderão melhorar as condições de sua cidade e de sua população com o que aprenderem no instituto”. O reitor destacou ainda que a implantação do IFMA é uma oportunidade para o filho do produtor e o futuro da agricultura da cidade.

O professor do IFMA, Júlio Garcia Neto, avaliou a importância da unidade. “Tudo que tenho na minha carreira profissional, devo ao instituto, que foi um diferencial na minha formação e sei da importância dessa unidade para os estudantes do município de Boa Vista do Gurupi. Eu destaco como uma conquista, trazer esse curso para cá. É uma oportunidade ímpar, um sonho realizado para todos que terão a chance de estudar aqui nessa unidade”, frisou o professor.

A secretária municipal de Agricultura, Luciléia Silva também participou do evento e parabenizou a iniciativa. “Vim de um povoado e consegui me formar e vejo a importância desta unidade para o município. A necessidade de buscarmos técnicos e pessoas capacitadas para o manejo da terra e além disso, o oferecimento de técnicos para capacitarem nossos produtores. Com o IFMA, será oportunizada a capacitação e poderemos ter técnicos da nossa própria cidade”, pontuou.