Na última segunda-feira (31) aconteceu a aula inaugural do Curso Técnico em Agropecuária na CFR – Casa Familiar Rural em Zé Doca.  Foram selecionados 20 jovens maracaçumeenses em sua grande maioria filhos de agricultores.  

O curso de nível médio/técnico terá duração de 3 anos e será regido pela pedagogia da alternância, com tempo escola e tempo comunidade de 15 dias respectivamente, e atenderão os parâmetros da Educação do Campo. O tempo escola acontece em período integral.

A prefeitura municipal de Maracaçumé através da secretaria de agricultura está dando total apoio a esse projeto que tem o objetivo principal de capacitar os agricultores do município para fortalecer a agricultura familiar.

O prefeito Tio Gal é um grande entusiasta do projeto: “O grande problema dos nossos agricultores é a falta de conhecimento técnico para trabalhar com a terra. Por isso mesmo assinamos a parceria com a casa rural que vai sanar essa problemática. O conhecimento vai mudar a história dos agricultores locais”. Disse.

Esse projeto era um sonho antigo da atual secretaria de agricultura Franciangela: “Esse sempre foi meu sonho, oferecer aos jovens de Maracaçumé formação técnica que vai contribuir para o avanço da agricultura local. Mas esse curso só está sendo possível graças ao apoio total do prefeito Tio Gal e da organização da Secretaria Adjunta Clara Moura, que juntos conseguimos organizar e formar a turma. ” Pontuou.

Na aula inaugural os alunos tiveram acesso as instalações onde vão estudar e residir durante 15 dias por mês. A secretária adjunta de agricultura Clara Moura participou do momento juntamente com os alunos onde foram dadas todas as informações sobre o curso. “Serão três anos de muito aprendizado. Tenho certeza que os 20 alunos selecionados estão abraçando com força essa oportunidade e farão a diferença na hora de aplicar todo o conhecimento no campo e fazer a agricultura de Maracaçumé avançar cada vez mais”. Disse.