Em reunião realizada nesta quinta-feira (04), a Prefeitura de Junco do Maranhão, por meio do prefeito Antonio Filho e dos secretários municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Finanças, discutiu com a Polícia Militar, Civil, Conselho Tutelar e com representante do Governo do Maranhão, estratégias de segurança pública e também medidas para o enfrentamento da Covid-19.

As principais deliberações ficaram estabelecidas na criação de uma comitiva para levar informações aos juncoenses que trabalham diretamente com estabelecimentos comerciais acerca das medidas preventivas que serão adotadas pela Prefeitura para conter criminosos que estão aproveitando o momento para cometer delitos, assim como medidas para diminuir o número de casos da Covid-19 em Junco. Uma delas será o uso obrigatório de máscara em qualquer órgão, seja público ou privado.

Vale mencionar que o município seguirá todas as orientações do Decreto Estadual de nº 36.531/2021. Também seguirá todas as recomendações dos órgãos de saúde acerca da Covid-19. A Polícia Militar irá contribuir com a fiscalização.

“Nosso município, assim como os demais municípios brasileiros, sofre com a pandemia e com o crescimento, infelizmente, da criminalidade. Decidimos agir para sanar os problemas de segurança pública e principalmente continuar agindo no enfrentamento a covid-19” afirmou o prefeito.



POR QUE USAR MÁSCARAS FACIAIS PARA PROTEÇÃO?

A covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, é transmitida principalmente por meio do contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e são expelidas por pessoas infectadas. Elas entram em contato com as nossas vias aéreas, e novo coronavírus pode começar a se multiplicar no nosso corpo. Portanto, o uso de máscaras é importante como medida de proteção tanto para você mesmo quanto para as pessoas a seu redor.

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança. Apesar de sua eficácia, seu uso deve ser acompanhado de outras medidas de proteção como limpeza frequente das mãos e distanciamento físico de 2 metros de outras pessoas.