A Prefeitura de Boa Vista do Gurupi realizou nesta sexta-feira (12) um atendimento especial para as mulheres em alusão ao março lilás que alerta para prevenção do câncer do colo de útero.

O atendimento foi realizado pela secretaria de saúde e aconteceu no hospital municipal pela manhã e tarde. As mulheres receberam diversos procedimentos como realização de consultas com médicos e enfermeiros e exames como ultrassom e preventivos. Além de testes rápidos.

O secretário de saúde, Fernando Costa, falou sobre esse momento: “A saúde é prioridade no governo Dilcilene Oliveira e, por isso mesmo, estamos realizando essa importante ação de sensibilização e incentivo para que as mulheres se cuidem e faça os exames de prevenção do colo de útero”.

Fernando acrescenta que um diagnóstico precoce ajuda na cura da doença: "O principal objetivo da ação é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero e a antecipação de um diagnóstico precoce que favorece o tratamento e chances reais de recuperação do paciente". disse.

SOBRE A CAMPANHA E O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

A campanha Março Lilás nasce com o objetivo de conscientizar a população sobre a atenção e combate ao câncer de colo uterino. Estar consciente é o primeiro passo para a manutenção da  saúde. 

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica de exames.