Nesta terça-feira (23) aconteceu a primeira sessão da câmara de vereadores da nova legislatura em Boa Vista do Gurupi. A prefeita Dilcilene Oliveira enviou uma mensagem, lida pela vereadora Giesia, pontuando os problemas encontrados, desafios da gestão e avanços nesses primeiros meses como gestora do município.  Confira abaixo, na integra, a mensagem da prefeita ao legislativo na abertura dos trabalhos.

 

MENSAGEM DE ABERTURA DA SESSÃO LEGISLATIVA DE 2021

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Boa Vista do Gurupi, Vereador Rozemiro Gomes Miscoito;

Excelentíssimas Senhoras Vereadoras;

Excelentíssimos Senhores Vereadores; e Público presente;

Enquanto representante eleita pelo povo para exercer o cargo de Chefe do Poder do Executivo Municipal, é com muita satisfação que apresento a mensagem de nosso governo para a abertura dos trabalhos desta Casa Legislativa, em cumprimento à Lei Orgânica Municipal.

Decerto, a Constituição brasileira consagrou a separação dos poderes como um dos princípios fundamentais para a formação de um Estado Democrático de Direito, de modo que nenhum dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) deve prevalecer sobre o outro.

Contudo, compreendo que os Poderes Executivo e Legislativo são privilegiados uma vez que detêm a soberania popular - por serem eleitos pelo povo -, estando diretamente vinculados à política enquanto ferramenta capaz de gerar decisões e ações públicas de qualidade.

Dito isso, é de se presumir que a nossa responsabilidade é gigantesca frente à administração municipal.

Hoje, sabemos a real situação do nosso município. Afinal, não é possível administrar uma cidade (por mais pequena que esta seja) sem conhecer a realidade de seu povo. Por esta razão, durante o período eleitoral, percorri todo o território deste município, cidade e zona rural, a fim de conhecer de perto a realidade de cada cidadão. De fato, esta realidade nos chocou e nos emocionou muitas vezes. Porém, admito que, graças ao sentimento de esperança que nos fora depositado em cada gesto de afeto, foi possível alcançar a nossa vitória.

Ao assumirmos em 01 de janeiro de 2021, foi possível constatar o ambiente de completo abandono e descaso com a coisa pública deixado pela antiga gestão.

Na esfera da Secretaria Municipal de Saúde, encontramos uma situação caótica. Como se sabe, durante a gestão passada, os munícipes tiveram que arcar com o fechamento do Posto de Saúde Valdemar Oliveira, sob nenhuma justificativa. Além disso, é fato notório que a antiga gestão não ofertou, de maneira regular, atendimento médico e odontológico para suprir a carência de saúde pública em nosso município.

Na Secretaria de Educação, o cenário era semelhante. É de causar perplexidade o estado de abandono que encontramos os ônibus escolares disponíveis para os alunos da zona rural, ao passo de nenhum dos veículos possuírem condições mínimas para promoverem o transporte adequadamente.

Como restou evidenciado nas principais redes sociais, a frota de veículos e o maquinário pertencente ao Município encontram-se totalmente sucateados e deteriorados, necessitando de alto investimento para recuperação.

No âmbito da Secretaria de Assistência Social, todos os programas encontravam-se desinformados e desatualizados perante o Ministério da Cidadania, de modo que o Município passou a receber menos recursos/repasses simplesmente pela falta de alimentação dos sistemas junto aos programas federais.

Na Secretaria de Administração, nos deparamos com uma folha de pagamento inchada, onerosa e superfaturada. Aliás, não foram poucos os contratos celebrados com dispensa de licitação com empresas já investigadas por fraudes em processos licitatórios.

Diante disso, em que pese a grande responsabilidade que recai sobre os nossos ombros, rogo a Deus para que nos direcione com sabedoria durante a nossa administração.

Nesse sentido, mesmo estando há menos de 02 (dois) meses no exercício do mandato, já adotamos medidas com o propósito de manter a transparência e o zelo com a coisa pública.

Na esfera da Administração, procedemos com o recadastramento dos servidores a fim de obter um levantamento atualizado do quadro de servidores efetivos. Assim, teremos maior segurança no momento de adotar uma política voltada para valorização salarial do funcionalismo público.

Na área da Saúde, as equipes do Programa da Saúde da Família já retornaram aos trabalhos com o atendimento médico e odontológico, estando estes diariamente regulados.

Cumpre destacar que já iniciamos a segunda etapa do programa de vacinação contra o coronavírus, de modo que todos os profissionais da saúde já foram devidamente vacinados.

No âmbito da Secretaria de Obras, as ações de limpeza já foram iniciadas, atendendo os anseios da população e realizando uma meta determinada pela nossa administração, que é promover o bem estar da população de Boa Vista do Gurupi.

Por fim, nesse início de mandato, já estivemos na capital do Estado para participar de reunião com o então Governador em exercício, Carlos Brandão. Naquela ocasião, apresentamos algumas demandas ao Governo do Estado que nos garantiu parceria a fim de levar o desenvolvimento em ações e obras para Boa Vista do Gurupi.

De todo modo, entendo que existem ações públicas extremamente necessárias e tenho trabalhado incansavelmente para cumprir com cada uma delas. Apesar disso, é visível que as políticas públicas não dependerão somente da esfera administrativa para sua implementação, mas, sobretudo, do diálogo construtivo entre a sociedade, Poder Legislativo e Executivo.

Com esse espírito público, Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores, endosso mais uma vez aqui a nossa mensagem com o objetivo de buscarmos o bem comum e a melhoria da qualidade de vida do povo boavistense, pois sozinhos não seremos capazes de alcançar vitória.

Que Deus nos abençoe para dar conta desse imenso desafio.

Meu muito obrigada! 

Boa Vista do Gurupi, 23 de fevereiro de 2021

DILCILENE GUIMARÃES DE MELO OLIVEIRA

Prefeita Municipal