A Secretaria de Educação de Junco do Maranhão iniciou a semana pedagógica nesta segunda-feira (22). O evento foi divido em três momentos para evitar a aglomeração. Na segunda-feira foi realizado com profissionais da educação infantil; na terça-feira com profissionais do 1º ao 5 ano; na quarta-feira será com professores do 6º ao 9ª ano.  O evento está acontecendo na escola Antonio Joaquim dos Remédios e obedece aos protocolos da vigilância sanitária contra o Covid-19.

A SEMED entra 2021 com novos desafios pela frente com o mundo transformado pela pandemia. O tema da formação é pertinente para o momento: REPENSAR, REPLANEJAR, REINVENTAR A EDUCAÇÃO EM NOVO NORMAL. Para os professores tem sido um grande desafio modelar a educação diante dessa situação. A formação com esse tema foi pensada para contribuir com os profissionais diante do contexto atual da educação.

 


O evento tem o objetivo de mostrar novos caminhos aos educadores através de novas metodologias usando os recursos digitais disponíveis através do ensino hibrido. As palestras foram ministradas por Nilde Rodrigues, pós-graduada em tecnologia da informação.

A secretária de educação do município “Francisca Paula” discorreu sobre esse novo momento que educação vivência: “Vamos iniciar as aulas presenciais no município, mas caso haja necessidade de mudar o modelo, vamos trabalhar a modalidade de ensino híbrido que combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais. A formação de nossos professores foi pensada e desenvolvida para reconhecer e vivenciar essas possibilidades do ensino híbrido”. Disse.

A SEMED optou pelo retornou as aulas presenciais porque Junco do Maranhão continua sem registrar novos casos de Covid-19, segundo a secretaria de saúde. Mas faz uma ressalva, caso mude o cenário outras modalidades de ensinos poderão ser aplicadas como o híbrido como pontuou a secretária de educação Francisca Paula.