A secretária de Saúde de Junco do Maranhão começou nesta segunda-feira (25) a campanha Novembro Azul que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

A semus realizou várias ações para atender essa faixa etária da população que quase não procuram as unidades de atendimentos para cuidar da saúde. Quando decidem assim fazer, muitas vezes, já é tarde demais.

Além de palestras do tema Central os pacientes também tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos, consultas médicas, nutricional e fonoaudióloga.

Um dos destaques do evento foi a palestra com a agente de saúde Lucimar Oliveira, sobre higiene íntimo e doenças sexualmente transmissíveis.

O Dr. Júlio César (Mais Médicos) falou sobre o Câncer de próstata, prevenção e tratamento e tirou todas as dúvidas dos pacientes presentes.

O secretário de saúde, Ayrton Abas, acompanhou a ação e falou sobre a importância do Novembro azul: “Essa campanha é muito importante pois alerta o homem sobre a necessidade de se cuidar e procurar as unidades de saúde na idade certa. Estamos fazendo a nossa parte e o nosso objetivo e tentar mudar a mentalidade machista que o homem possui sobre o exame de próstata.” Disse.