Essa semana aconteceu uma discussão
em um grupo de WhatsApp sobre educação. Uma professora fez um questionamento sobre
o número grande de alunos que chegam no Fundamental maior (6º ao 9º ano) sem
saber ler, escrever e resolver cálculos simples, alguns, pasmem, nem escrever o
próprio nome conseguem. O problema da educação vem de longe e precisamos
encontrar uma solução pra acabar com esse disparate que acontece nas Escolas
Públicas do Brasil.
Um professor de fundamental
maior (6º ao 9º) fica inerte diante de casos citados acima, porque ele tem que
escolher entre passar o conteúdo programado para os alunos aptos, ou
alfabetizar os demais que não conseguem acompanhar absolutamente nada. Sendo
que educação infantil e o fundamental menor precisam entregar esses alunos
lendo e escrevendo. Entretanto, esse objetivo não está sendo alcançando em
muitos casos.
Quando esse tema foi
levantado, ao invés de soluções para o problema, houve
uma discussão acalorada e muitos tirando a culpa de si. Nesse momento ninguém é
culpado. Sabe quem levou, boa parte, da culpa: a família.
Sim, eu concordo que a família
tenha sua parcela de responsabilidade, mas transferir todo esse ônus pra ela é
exagero de nossa parte como educadores. Um aluno que passa de 5 a 7 anos dentro
de uma sala de aula, com exceção que esse aluno tenho problemas cognitivo, e
não consegue aprender nada, tem alguma coisa errada com a escola. Não vamos tampar
o sol com a peneira: as series iniciais deixam muito a desejar. Construa uma
casa e faça o alicerce mal feito. Quando o vento soprar, com certeza, ela cairá.
Da mesma forma é um aluno que tem a base mal feita, quando chega o momento de
encarar uma prova do tipo ENEM a casa desmorona.
Estou escrevendo esse texto
e espero que os meus amigos professores não venha me atacar por minhas
palavras, mas gostaria que construísse ideias que venha modificar o modelo de
educação no Brasil. É inaceitável o que temos visto dentro das escola públicas.
O mais estranho de tudo isto
é que muitos professores que trabalham no setor público (que acham que está
tudo bem na educação) matriculam seus filhos em escolas particulares. Se está
tão bem assim porque o filho não estuda em escola pública, hein?
Faço essa pequena minuta
porque acredito na educação pública do Brasil. Se todo mundo dá as mãos:
família, professores e governantes talvez um dia não precisaremos de escolas particulares
para educar nossos filhos. As escolas particulares são superiores na qualidade
do ensino, e com tristeza digo, às vezes com os mesmos professores que ensinam
na rede pública. Existe uma dedicação maior dos educadores na rede privada. Bom
seria se fosse ao contrário.
Mais tarde irei comentar .....
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