A prefeitura de Junco do Maranhão por intermédio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) disponibiliza gratuitamente à população, tratamento para os mais variados problemas que atingem a saúde mental, nas Unidades de Saúde da Família do município.

A prefeitura de Junco do Maranhão é uma referência no cuidado das pessoas. A saúde do município tem desenvolvido ações que acabam sendo destaque na região.

Um exemplo disto é o atendimento psicológico clínico gratuito no município que atende à população que não tem como se deslocar para outras cidades ou até mesmo por questões financeiras.

O atendimento acontece sempre às quintas-feiras no hospital da cidade, e se expande através das visitas aos pacientes acamados e nas UBS em dias específicos.

O atendimento é realizado pela psicóloga Edynara Dolino de Medeiros que faz o acompanhamento de perto dos pacientes com muito carinho e dedicação. O atendimento dura entre 45 e 60 minutos e visa melhorar a qualidade de vida do paciente, à medida que ele toma conhecimento do problema que o aflige. Além disso, esses problemas podem se tornar muito mais leves com a ajuda adequada, podendo o paciente levar uma vida normal com o tratamento adequado.