O Maranhão é mais uma vez
destaque positivo no cenário nacional. Repercutiu na edição desta
segunda-feira, 19, no jornal Folha de São Paulo, o acordo entre o Governo do
Estado e a China, para a construção do Porto São Luís, terminal privado de
multicargas que vai gerar cerca de 5 mil empregos e permitir escoamento de
milhões de toneladas de grãos e minério de ferro. A publicação destaca a
importância do empreendimento citando sua capacidade de quase dobrar a
movimentação do Porto do Itaqui.
O jornal reforça que apesar
da crise econômica, os chineses veem oportunidades de negócios viáveis e
apostam no Brasil, que já é parceiro da China na exportação de grãos. Em 2017,
79% da soja produzida nacionalmente foi exportada ao país oriental.
O Maranhão atrai o interesse
pelas condições climáticas, solos férteis, e, principalmente, a posição
estratégica. Entrevistado na matéria, o governador Flávio Dino enfatiza que o
novo porto será um complemento ao Porto do Itaqui e que isso é positivo para o
Maranhão.
As exportações realizadas no
Porto São Luís devem alcançar 15 milhões de toneladas por ano, pontua a Folha
de São Paulo. São grãos – soja e milho – que responderão por pouco mais de 70%
da movimentação; fertilizantes, petróleo e carga geral.
Na primeira etapa de
construção serão gerados cinco mil postos de trabalho, diretos e indiretos, em
diversas áreas de serviço. O Porto São Luís vai ocupar área de 200 hectares com
seis berços, ponte de acesso, mais acesso rodoferroviário e ferroviário (linha
férrea em formato da fruta, usada no descarregamento de vagões e manobra de
trens). A obra terá investimento de R$ 1,7 bilhões.
O Porto São Luís será
comandando pela Communications Construction Company (CCCC) an América, gigante
chinesa da área de infraestrutura e construção, majoritária nas ações.
Participam ainda a brasileira WPR, de São Paulo, fundada em 1981, que atua na
construção civil, desenvolvimento imobiliário e logística; e Lyo Capital
Partners, do ramo de prospecção de fundos por participação da iniciativa privada.
Na ocasião de formalização
do acordo, o empresário que comanda a CCCC, Chang Yunbo, enfatizou que este
será um importante passo do estado para o maior desenvolvimento de suas
potencialidades portuárias. A construção do Porto São Luís integra a política
de atração de investimentos da gestão, desenvolvida desde 2015.
nossa muito bom um grande projeto do novo governo Flavio dino com a china, governo Sarney 50 anos de robaleira no estado do maranhão só corrupção nunca fez nada 50 anos de muita vergonha nossa muita robaleira neste país
ResponderExcluirnossa muito bom projeto do governo Flavio dino com a china no estado do maranhão
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