Durante encontro com diretores das unidades de saúde da capital e do interior do estado, o Governo do Maranhão destacou os investimentos que vêm sendo realizados na área da saúde, assim como a otimização dos processos de trabalho, com foco na qualidade do atendimento ofertado nas unidades de saúde da rede estadual. A oficina, realizada na última segunda-feira (25), contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que o encontro favorece a melhoria dos serviços nas unidades de saúde da rede estadual. “Não existe uma unidade de saúde isolada. Existe uma rede de serviços que trabalha em conjunto para oferecer o melhor atendimento para a população. Quanto mais nos aproximamos, mais racional e eficiente tornamos os processos de trabalho, e quem ganha com isso tudo são os pacientes com atendimento de qualidade. Este encontro é a oportunidade dos diretores tirarem dúvidas sobre regulação, finanças, entre outras, e, claro, conhecer o trabalho de cada gestor aqui presente”, disse o secretário.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Carmen Belfort, detalhou os principais pontos abordados na reunião com os diretores. “Três pontos principais norteiam esta reunião técnica de trabalho: produtividade de faturamento, organização de todos os protocolos clínicos e definição dos fluxos de regulação de leitos, exames e internações. Ao final, teremos resultados que impactam de forma positiva a prestação dos serviços a população, como rapidez na liberação de leitos para pacientes que precisam vir do interior para a capital, atendimentos rápidos de consultas e exames e um espelho de faturamento otimizado”, pontuou Carmem.

A diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Lima, avaliou o encontro como um macro planejamento estratégico para ampliar a resolutividade dos procedimentos técnicos de trabalho. “A proposta da reunião é conhecer as demandas de cada unidade e ter o feedback que cada diretor necessita. Só assim, teremos de forma conjunta uma planejamento eficiente da rede de saúde com resultado positivo para a cadeia final, que é a população”.

Para o diretor geral do Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão, localizado no município de Caxias, Jefferson Coutinho, o encontro aproxima a secretaria das unidades de saúde. “Hoje estou aqui para sanar algumas dúvidas, é uma chance de falar com o secretário e seus adjuntos para melhorar o atendimento de saúde. Além disso, posso conhecer os diretores de municípios próximos e entender os processos de trabalho de cada unidade”.


A diretora administrativa do Hospital Dr. Carlos Macieira, Ana Carolina da Silva, ressaltou os resultados da reunião. “Saímos daqui com novas ideias e motivações renovadas, e uma rede de saúde lincada com todas as unidades”, disse Ana Carolina.