Nesta terça-feira (22) aconteceu a VI Conferência Municipal de Saúde na cidade de Junco do Maranhão. O evento aconteceu na escola Antonio Joaquim dos Remédios e foi realizada pela secretária Municipal de Saúde.

A conferência foi aberta nas primeiras horas da manhã e contou com a presença do prefeito Antonio Filho, secretário de Saúde Ayrton Abas, primeira dama Katiuscia Carvalho, representante do estado Celijane Bizarrias, secretários municipais, vereadores, autoridade eclesiástica e os profissionais da saúde do município.

De início foi realizado a leitura, discussão e aprovação do regimento que foi aprovado conforme lido.  Logo depois foi realizado uma palestra com o superintendente das regionais de Saúde da secretaria de estado, Aristeu Marques de Almeida que falou sobre: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Desafios e perspectivas.

Durante a tarde grupos foram formados para discursões dos eixos propostos, onde depois foi realizado as apresentações e as deliberações de cada ponto discutido. A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida.

É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).