No feriado desta sexta-feira (28), referente à Adesão do Maranhão a Independência do Brasil muda a rotina do estado por conta do não funcionamento de órgãos públicos e da iniciativa privada. O feriado é determinado por meio da Lei Estadual 2.457, que entrou em vigor em 1964.

Apenas os órgãos públicos de funcionamento essencial como saúde e segurança, por exemplo, vão funcionar. Segunda-feira (31) o expediente é normalizado.

Na iniciativa privada, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio de rua em São Luís vai funcionar das 8h às 14h.

Nos shopping centers, o expediente deve começar 14h e ir até às 20h. Cinemas tem funcionamento normal e as praças de alimentação funcionam a partir das 12h.

O empregador que resolver abrir o estabelecimento deve pagar 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 43,40 ao final do dia. Os supermercados vão funcionar normalmente.


As agências bancárias também não vão funcionar. As operações podem ser feitas nos caixas eletrônicos e opções pela internet.