O país enfrenta uma das
maiores crises econômicas de sua história por uma disputa política sem fim no
cenário nacional. Neste momento, torna-se um grande desafio construir
alternativas econômicas em nosso estado, que gerem ganho de renda para as
pessoas. O turismo é universalmente lembrado como uma alavanca de
desenvolvimento local em momentos de crise nacional como esta. Essa foi a
aposta que fizemos ao organizar o São João de Todos 2017, que encantou a tantos
maranhenses e turistas neste junho. Fico feliz que tenhamos obtido resultados
concretos com a geração de milhares de postos de trabalho e a movimentação de
R$ 20 milhões nos arraiais da capital, e valor no mínimo o dobro nos demais
municípios, totalizando pelo menos R$ 60 milhões que giraram nas cidades por
conta dos arraiais.
Os festejos juninos estão
entre os traços identitários do povo do Maranhão, que nos diferenciam em
relação a outros estados. Muitos maranhenses passam o ano todo esperando junho.
Pessoas que preparam com esmero sua roupa de brincante, seu chapéu, sua
matraca, seu boi. Quando esse colorido vem às ruas, com seus diferentes ritmos
e sotaques, respira-se no ar essa sensação do que é morar no Maranhão.
Transformar essa paixão em
oportunidades de negócio para milhares de pessoas é um dos desafios a que me
dispus à frente do Governo. Fizemos um investimento de R$ 18 milhões na
realização dos arraiais em 80 cidades, via investimento direto, emendas
parlamentares ou por meio de lei de incentivo.
Outra aposta importante que
fizemos foi o da promoção turística do nosso São João em outros estados. Com
uma nova marca promocional – “Maranhão, Terra de Encantos” – fizemos uma
campanha para atração de turistas com chamadas em sites e revistas de alcance
nacional. Também instalamos outdoors em cidades-pólo de emissão de turistas
para o Maranhão, como Belém, Teresina e Palmas. Bem como colocamos peças de
divulgação no principal aeroporto com conexão direta para nosso estado, o de
Brasília.
O resultado desse trabalho
pode ser visto em números. Segundo dados da ABIH, a ocupação hoteleira de São
Luís ficou em 62,36% durante o mês de junho. Foi o melhor resultado dos últimos
6 anos, ultrapassando inclusive outros momentos de bonança econômica. E muito
mais ainda há por vir, pois dados iniciais de reservas hoteleiras para o mês de
julho em São Luís, Carolina e Barreirinhas mostram que teremos um dos melhores
verões do turismo maranhense em anos.
São resultados que me
alegram não só pelas oportunidades que geram, colaborando com nossa economia
nesse momento de crise. Mas também por estimular a reafirmação, ano após ano,
da identidade cultural de nosso estado, essa amálgama que nos faz felizes em
junho. Esse São João nos deixou muitas saudades e reforçou o respeito pelos
grupos culturais do nosso Estado.
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