Pergunta tola né? Mas você irá entender! Viajo no meu carro muito a noite, pois trabalho em vários municípios. Estradas escuras, mal sinalizadas e cheias de buracos. Não é difícil encontrar qualquer hora da noite nas estradas MOTOS COM A LUZ (LANTERNA) TRASEIRA APAGADA, muitas nem mesmo tem.
.
ISSO É QUASE SUICÍDIO! Muitas vezes me surpreendo já quase atropelando motociclistas pois a noite não dá para ver. Com chuva, luz contraria nos olhos e com os olhos de gato na estrada pior ainda.
.
Fato que poderia ser resolvido com uma simples luz traseira, como essa da foto, que CUSTA APENAS 5 REAIS, e torna mais fácil ver o fundo do motocicleta e assim ultrapassar com segurança.
.
A lampada traseira a noite não serve para o motociclista, enxergar na estrada, MAS SIM PARA QUE OUTROS O VEJAM. O trecho da BR 316 entre as cidade de Gurupi, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá são os piores. Já livrei muitas vezes de bater em motos por andar bem mais devagar a noite.
.
POR ISSO, SUA VIDA PODE NÃO CUSTAR 5 REAIS, MAS VOCÊ PODE MORRER SÓ POR CAUSA DELES.

Thiago Oliveira Panda é advogado e atual procurador do município de Junco do Maranhão.