A unidade prisional de Governador Nunes Freire foi interditada devido à falta a precariedade do prédio. O Ministério público constatou a falta de sanitários, ventilação insuficiente, falta de privacidade, espaço pequeno para locomoção devido à superlotação. As celas são totalmente Escuras. Na Delegacia tem 39 presos segundo o ministério público.

O juiz da Comarca de Governador Nunes Freire, Aurimar De Andrade, determinou a transferência imediata dos presos para a penitenciaria regional de Pinheiro e outros estabelecimento prisional da região que ofereçam condições de higiene e segurança.", diz no despacho.

Além disso, o Juiz Aurimar, Determinou que o ESTADO DO MARANHÃO, no prazo de 30 dias apresente, nos autos, o projeto e cronograma da reforma da delegacia de Nunes freire, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

Além disso, a promotora de justiça Laura Amélia, destacou que a estrutura física está danificada e comprometida; as condições das celas são insalubres; e as condições de trabalho a que estão submetidos os funcionários são péssimas. A falta de um delegado e outro grande problema que a cidade enfrenta.

Ainda no último dia 22 a secretária municipal de saúde realizou uma ação de controle e prevenção a doenças com detentos da delegacia, oferecendo atendimento médico, avaliação psicossocial, atendimento de enfermagem, atendimento odontológico, teste de HIV e sífilis, verificação de glicemia e pressão arterial.


Veja abaixo o despacho do juiz de governador Nunes Freire.