Nesta quinta-feira (18) o conselho Tutelar de Junco do Maranhão participou do ato público sobre o dia Nacional do Combate ao abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes. O tema da campanha deste ano foi: “Faça Bonito”.

Durante todo o dia aconteceram ações de sensibilização. Pela manhã – em frente ao prédio do conselho tutelar – aconteceu atendimento com profissionais da saúde. A tarde, uma caminhada percorreu as ruas da cidade com os profissionais envolvidos e alunos das escolas municipais. A programação foi encerrada com um show gospel com a presença das lideranças religiosas da cidade.
Além dos conselheiros tutelares, os profissionais da secretaria de Assistência Social, secretária de saúde e o  CRAS, também participaram do ato.

O prefeito Antonio Filho (PCdoB), a vice-prefeita Fernanda Sousa e a primeira dama Katiuscia Nascimento estiveram presente reforçando a equipe e dando total apoio a campanha.

ENTENDA A CAMPANHA


No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Conselheiros Tutelares de Junco do Maranhão.