Entrega de Cras feita pelo secretário Márcio Jerry garantirá atendimento sociassistencial à população em situação de vulnerabilidade. Foto: Divulgação

Mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi entregue pelo Governo do Estado, desta vez no município de Governador Nunes Freire. Nesta terça-feira (4), o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, visitou a cidade e entregou o importante equipamento que garantirá atendimento sociassistencial à população em situação de vulnerabilidade.

Este é mais um dos 159 Cras que estão previstos para serem entregues pelo Governo do Estado até o final do ano. Até o momento 100 Cras e Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] foram construídos e mobiliados. À gestão estadual cabe a construção do prédio e instalação do mobiliário, já à Prefeitura, a gerência e manutenção do equipamento. “Este é um espaço importante que é dado ao município. E temos percorrido todo o estado entregando Cras. Só hoje estamos estivemos ainda em Luís Domingues e Lago da Pedra, que se somam a outros por todo o Maranhão, inaugurados pelo governador Flavio Dino. E são espaços que realmente significam muito para a comunidade, com um prédio confortável e adequado para que o cidadão possa vir ser atendido pelo município”, defendeu Márcio Jerry.

O vice-prefeito da cidade, Josimar da Serraria, esteve na inauguração do Cras e destacou a importância da parceria com gestão Estadual para o estabelecimento de políticas publicas para a população. “Governador Nunes Freire está de parabéns com essa conquista, fruta da parceria do prefeito Idalécio com o governador Flávio Dino, e a população tem muito a ganhar com isso, já que sabemos que a nossa população é muito carente, que necessita muito desses equipamentos e o Cras vem integrar essa comunidade, trazendo mais dignidade”, destacou o vice-prefeito.

Estrutura

Em Governador Nunes Freire o Cras tem 2.500 referenciados, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos. São pessoas que poderão contar com o equipamento como porta de entrada para programas sociais do Governo Estadual e Federal e suporte de equipe técnica especializada para as diversas fragilidades sociais. É o caso de dona Maria Pereira de Assunção, 73 anos, que participa das atividades voltadas para os idosos e a partir de agora vai poder contar com um lugar novo, amplo e confortável. “Para nós é uma benção, porque antes não tinha, o espaço não era nosso e hoje não vamos passar dificuldade. Agora vai ser melhor”, defendeu dona Maria. Participaram do evento, além do secretário adjunto de Assuntos Políticos, Ronaldo Chaves, a secretária municipal de Assistência Social, Branca de Sousa, acompanhada de demais secretários e vereadores do município.
Entrega de Cras feita pelo secretário Márcio Jerry garantirá atendimento sociassistencial à população em situação de vulnerabilidade. Foto: Divulgação

Outros investimentos

Na passagem por Governador Nunes Freire, o secretário Márcio destacou que outras importantes ações do Governo do Maranhão estão beneficiando o município, como o programa ‘Bolsa Escola’, que assegura às famílias de baixa renda o dinheiro para compra de material escolas, e teve os cartões entregues já no prédio do Cras recém-inaugurado.

“É um momento importante para que a gente possa dialogar com a cidade e, inclusive, anunciar outras ações do Governo. Hojeestamos entregando seis mil cartões do programa Bolsa Escola, movimentando assim R$ 308 mil. Há também parcerias do Governo na área de abastecimento de água, na área da pavimentação e também na área da saúde, então um conjunto de ações do governador Flavio Dino, marcando presença aqui em Governador Nunes Freire”, pontuou o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, ao lembrar, por exemplo, de uma ambulância disponibilizada pelo Governo do Estado ao município.

Secretário Márcio Jerry ouve sugestões de professores do CE Maria Espíndola. Foto: Divulgação
Márcio Jerry ainda visitou o anexo I do Centro de Ensino Maria Espíndola de Araújo Silva, onde conversou com professores e funcionários, que apresentaram pleitos e sugestões.