Nesta sexta-feira (24) aconteceu a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na escola Josué Montelo em Centro Novo do Maranhão. Estiveram presentes na abertura dos trabalhos, secretários, vereadores, representantes de entidades religiosos, poder público e civil.

O evento é um fórum Municipal de debates sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente, como instância deliberativa e paritária, entre governo e sociedade cível, convocado pelo conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente.

Tem por finalidade propiciar uma reflexão em âmbito municipal visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade cível no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, preconizado pela constituição federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Objetivo geral da III Conferência é mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no âmbito do município de Centro Novo do Maranhão - MA.
O Tema Central da conferencia, que foi ministrado pela professora Selma Maria Muniz e Nikson Daniel Sousa foi: Política e plano Decimal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

Além do trabalho dos eixos temáticos para a elaboração do documento final, foi realizado a eleição de delegados para a conferência estadual e eleição dos integrantes da Comissão intersetorial para a discussão e elaboração do Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O prefeito Arnóbio Rodrigues agradeceu a equipe de organização do evento e parabenizou os esforços para a realização dos trabalhos.

Ney Passinho, secretário de administração, falou da importância da valorização das crianças e adolescentes para a sociedade e que administração municipal está trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos jovens e adolescentes do município.