A carreta do programa “Mais IDH” está em Centro Novo do Maranhão desde o dia 08 de Abril e vai permanecer na cidade até o dia 18.

O “Mais IDH” é um projeto do governo do estado em parceria com as prefeituras que tem como objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Centro Novo do Maranhão é uma das cidades beneficiadas e vai ganhar diversas ações das secretárias do governo estadual durante o ano.

Nesse primeiro momento, o programa visa o acesso a documentos básicos que são necessários para cadastros nos programas sociais do governo e. também, de renda: a documentação em ordem é o primeiro passo para mudar a vida das pessoas.

Está sendo expedido os seguintes documentos na carreta do Mais IDH.

·         Carteira de Identidade (RG) 1ª e 2ª via.
·         CPF – 1ª e 2ª via.
·         Carteira de Trabalho – 1ª e 2ª via.
·         Cadastro de fornecedores (comerciantes e produtores da cidade)


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

É necessário Certidão de Nascimento ou casamento (originais) para expedir CPF e Carteira de Identidade.

Não é necessária foto para Carteira de Identidade, pois a foto é digital.

Menores de 15 anos só podem tirar CPF acompanhados dos pais biológicos.

Para 2ª Via da Carteira de trabalho é necessário trazer a anterior, ou, caso tenha perdido, um boletim de ocorrência da delegacia.

Jovens que tenham mais de 18 anos é necessário a apresentação do título eleitoral para fazer o CPF.

O cadastro de fornecedores são as lojas onde o estado irá comprar tudo que precisa para executar o programa no município.

LOCAL/ DATA/ HORÁRIOS

O Mutirão do Mais IDH está funcionado de segunda a sábado, das 08 às 18 horas na praça de Centro Novo do Maranhão.

A prefeitura está dando total apoio a esse projeto e disponibilizou carros para trazer as pessoas dos povoados. Também tem assistindo com merenda e almoço todos os dias.

Segundo Simone Sousa, chefe de execução do programa, essa ação é importante porque vai possibilitar que as pessoas sejam inseridas nos programas de renda do governo do estado.

A secretária da mulher de Centro Novo, dona Dica, também, falou que o estado vai adquirir tudo no município, ou seja, a renda das famílias e do comercio vai crescer muito mais.

O prefeito Arnóbio Rodrigues e o secretário de Administração Ney Passinho estão otimistas e acreditam que esse programa veio para melhorar ainda mais a vida do povo de Centro Novo.