Dois acontecimentos me chamaram atenção ontem à noite (08) em Maracaçumé.

PRIMEIRO: dois jovens (vagabundos) pediram pra jantar em um churrasquinho em frente ao posto do Lucas, ao terminarem, simplesmente correram e deixaram os donos do estabelecimento a ver estrelinha no céu e com o prejuízo, que não é lá essas coisas, mas que faz falta.

SEGUNDO: o portão da minha casa foi arrobando na madrugada e levaram certa quantia de dinheiro, celular e outros objetos de valores. Isso na Avenida de Maracaçumé, um detalhe: minha casa fica em frente à delegacia.

Eu fico me perguntando: onde vamos parar, ou melhor, onde a sociedade vai parar com essa onda de vandalismo aterrorizando as famílias brasileiras? O pior de tudo é que a polícia passa a noite toda fazendo ronda. Em contra mão, os bandidos também ficam a noite toda fazendo ronda, todavia entrando na casa de famílias que trabalham de sol a sol pra sobreviver.

Essa policia devia fazer vista grossa nesses malandros que andam na alta madrugada. Só um alienado pra não deduzir que esses indivíduos estão tramando algumas peripécias nefastas. Mas não, a polícia não faz nada. Simplesmente deixa tudo acontecer. Quando alguém morrer é que eles vão tomar as devidas providencias (já é tarde demais)... Não seria mais fácil evitar a calamidade tirando esses marginais das ruas?

As drogas é um dos principais motivos que causam essa bandalheira. Culpa de quem? Do estado e da policia que sabe onde ficam as bocas de fumo, mas não tem coragem de ir lá e trancar tudo, preferem receber propinas pra aumentar a renda. Isso não é mito, é verdade! Qualquer cidadão comum sabe identificar os pontos de vendas de entorpecente. Imagina a policia que é matriculada no assunto?

Faltam planejamento e vergonha na cara do poder municipal também: Cadê os guardas que prometeram em tempo de campanha? Eu tenho o desprazer de ter um jornalzinho que diz que a guarda municipal iriam voltar com suas atividades. Porém, até agora não se viu nada. Quem sabe daqui pra 2043 ela retorne, até lá os bandidos serão os donos do mundo.

Acho que vocês perceberam que eu estou indignado, e estou mesmo! Nada contra adolescentes, mas eles tinham que ir para cadeia como qualquer outra pessoa. Só porque é menor de idade não pode responder por crimes. É por que então podem fazer sexo, abri empresas, votar, casar... Tudo isso requer decisão e tenho certeza que eles pensaram bastante antes de fazerem isso. Entretanto, na hora de roubar não, eles são incapazes e por isso não podem ir para a cadeia ou responder pelos crimes.

Paciência tem limites e a minha esgotou ontem!
RENATO